Seja bem-vindo ao jogo “Em busca de resultados”. O objetivo deste jogo é auxiliá-lo na interpretação dos resultados do seu projeto de melhoria. Utilize e aprofunde seu conhecimento sobre análise crítica de gráficos de tendência e divirta-se!

Este jogo foi desenvolvido pelo Projeto Paciente Seguro (Hospital Moinhos de Vento) vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI – SUS), Ministério da Saúde.

Para completar todas as etapas, você precisa de 30 minutos. Lembre-se de que não é possível salvar seu progresso; se você sair do jogo, ao retornar, irá iniciá-lo do começo.


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Vamos começar? Eu sou a Janaína e vou guiar você neste jogo.

O jogo é composto por nove situações de múltipla escolha (com quatro alternativas) e uma classificação de verdadeiro ou falso, todas referentes à análise de gráficos de tendência.

Você receberá feedback tanto nas respostas erradas quanto nas corretas e só prosseguirá para a questão seguinte após acertar a resposta.

Para lhe apoiar neste jogo, será disponibilizado o documento de referência do curso “Entendendo e analisando gráficos de tendência em projetos de melhoria”. Baixe o material, estude previamente e participe do jogo!

Então clique no ícone para ter acesso ao documento de referência.

Aceita esse desafio?



Questão 1

Clique na resposta correta

Causas especiais de variação são causas que não fazem parte do sistema habitualmente, mas que surgem em circunstâncias específicas e precisam ser investigadas. Na análise de gráficos de tendência, podem ocorrer três causas especiais; você lembra quais são elas?

Relacione os gráficos com a coluna referente à causa especial apresentada e escolha a alternativa que apresenta a relação correta das causas especiais.


CAUSAS ESPECIAIS

(a) Tendência: Cinco ou mais pontos consecutivos crescentes ou decrescentes.

(b) Deslocamento: Seis ou mais pontos acima ou abaixo da mediana atual.

(c) Ponto Astronômico: Ponto que se distancia muito dos demais do gráfico.


ALTERNATIVAS

Questão 2

Clique na resposta correta

Após a formação da linha de base e a realização de diversos testes através de PDSAs, o gráfico de resultado da unidade piloto do protocolo de Medicamentos Seguros apresentou o seguinte comportamento:


Agora vamos a um exemplo de situação prática!

Utilize a situação abaixo para responder às questões 3 e 4.

O Hospital Paciente Seguro decidiu participar de um projeto de melhoria junto a outros hospitais a fim de implantar os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente em sua instituição.

O time do núcleo de segurança do paciente, junto com a equipe assistencial da Unidade de Terapia Intensiva, entrou em consenso de que a unidade seria uma ótima escolha para ser unidade piloto do protocolo de lesão por pressão (LPP), pois isso é um problema nesse local.

Ao desenharem o projeto, os indicadores foram definidos para acompanhamento da meta:

Indicadores de processo Indicadores de resultado
Percentual de pacientes avaliados para risco de lesão por pressão quando admitidos na unidade. Prevalência de pacientes com lesão por pressão (Percentual de LPP).
Percentual de pacientes com risco de lesão por pressão recebendo cuidado preventivo apropriado.

Percentual de pacientes recebendo avaliação diária de risco para lesão por pressão.




Como o projeto é desenvolvido em parceria com entidades governamentais e o tempo de atuação é reduzido, assim que a unidade aceitou trabalhar como piloto, a coleta de dados e os testes começaram a ser realizados.

Com a coleta dos sete primeiros pontos dos indicadores, foi possível formar a linha de base e estabelecer numericamente a meta:

Reduzir em 50% (de 16% para 8%) a prevalência de lesão por pressão na Unidade de Terapia Intensiva em 18 meses.


Questão 3

Clique na resposta correta

Após 15 semanas de projeto, os resultados obtidos na prevalência de lesão por pressão na unidade podem ser visualizados no gráfico abaixo.


Com base no gráfico acima, considerando que houve um deslocamento, qual período deve ser utilizado para o cálculo da nova mediana?

Na questão 5 você deverá identificar no gráfico as regras de causas especiais. Já na questão 6, você deverá assinalar verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações.

Lembre-se, em caso dúvidas, consulte o documento de referência do curso “Entendendo e analisando gráficos de tendência”.




Questão 6

Clique na resposta correta

Leia as afirmações abaixo e assinale como Verdadeiro (V) ou Falso (F):


V
F
A segunda questão fundamental do modelo de melhoria - “Como sabemos que uma mudança é uma melhoria?” - só pode ser respondida através dos indicadores coletados pelo projeto de melhoria, por isso é importante saber interpretá-los da maneira correta.
V
F
Em projetos de melhoria, podemos acompanhar as metas utilizando indicadores de resultado, processo e equilíbrio.
V
F
Existem quatro causas especiais de variação: linha de base, deslocamento, ponto astronômico e tendência.
V
F
A mediana, em um gráfico com os números 10, 12, 9, 8, 11 e 10, é igual a 8,50.
V
F
Um gráfico de tendência mostra valores do indicador ao longo do tempo, sendo possível avaliar a variação do processo e entender se as mudanças que estão sendo realizadas estão impactando no resultado obtido.
V
F
A ficha técnica do indicador é fundamental pois estabelece a definição operacional do indicador e detalha a forma correta da coleta de dados e do cálculo do indicador. Ela atribui confiabilidade e consistência aos dados que estão sendo coletados de forma padronizada.

Agora vamos a um exemplo de situação prática!

Utilize a situação abaixo para responder às questões 7, 8, 9 e 10.

Com o andamento bem-sucedido do projeto de LPP na Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital Paciente Seguro decidiu iniciar o protocolo de Quedas na unidade de internação pediátrica. O núcleo de segurança junto à equipe assistencial da unidade iniciou o desenho do projeto definindo os indicadores que seriam acompanhados pela unidade.

Indicadores de Processo
Percentual de pacientes avaliados para o risco de quedas quando admitidos na unidade.
Percentual de pacientes com risco de quedas recebendo cuidado preventivo apropriado.
Indicadores de Resultado
Prevalência de quedas
(Percentual de quedas).

O gráfico a seguir ilustra as coletas dos sete primeiros pontos de prevalência de quedas. A coleta de dados ocorreu da mesma maneira que o projeto anterior.


Questão 7

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De acordo com os dados apresentados no gráfico e sabendo que a linha de base é formada pelos sete primeiros pontos de coleta, qual é a mediana da linha de base dos dados de prevalência de quedas na Unidade Pediátrica?


Questão 10

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O quadro de aprendizagem é uma ferramenta dinâmica que deve ser construída e atualizada pelos profissionais da unidade. É utilizado para acompanhamento de projetos e deve ficar exposto na unidade.

O time resolveu montar um quadro de aprendizagem para repassar os resultados para a equipe. Entendendo que processos adequados geram bons resultados e avaliando o resultado do gráfico de Prevalência de Quedas, qual(is) o(s) gráfico(s) de processo poderia(m) representar os dados da equipe?


Se, durante o jogo, você errou muitas alternativas, busque aprimorar o seu conhecimento com o documento de referência “Entendendo e analisando gráficos de tendência” e jogue novamente!




CRÉDITOS


CONTEÚDO
Leticia Menegotto

SUPORTE TÉCNICO DE CONTEÚDO
Luciana Yumi Ue

COORDENAÇÃO GERAL - Hospital Moinhos de Vento
Willian Adami
Marcela Passeto
Luciano Serpa Hammes
Maria Eugênia Bresolin Pinto
Daniela dos Santos
Elenara Ribas

COORDENAÇÃO GERAL - Ministério da Saúde
Luciana Yumi Ue
Ana Maria Costa Candido Lacerda
Rafael Leandro de Mendonça

PRODUÇÃO
André Lumertz Martins
Denise da Silva Leite
Diego Madia
Eduardo Sulbach de Araújo
Eduardo Petry Caletti
José Amilcar Zafalan Carrijo
José Fialho de Oliveira Júnior
Juliana Rõssler Ramires
Luciane de Almeida Collar
Natássia Scortegagna da Cunha
Paulo César Martins
Priscila Bernardi Garzella
Thiago dos Santos Studier